XIV Maratona de Programação ACM ICPC



Hoje foi realizada a primeira fase da XIV Maratona de Programação da ACM ICPC. Para quem não é da área, ou é e ainda não conhece, a maratona de programação é uma competição em que diversas equipes competem para elaborar soluções para problemas da área de computação, num prazo de 5 horas. Quem passa pela fase regional é classificado para a fase brasileira, que classifica para a fase internacional.
Ainda não tive acesso aos problemas deste ano, mas fiquei sabendo que foram 8 problemas e que a equipe brasileira que resolveu mais problemas fez 7. As equipes da minha universidade não se classificaram neste ano, mas ano que vem tem mais. Por enquanto vamos ver como serão os problemas da final brasileira, de 23 a 24 de outubro de 2009 em Campinas.
Site da competição.

EUA: justiça quer mudanças no acordo do Google para livros

O departamento de Justiça americano aconselhou os tribunais do país a rejeitar o acordo assinado entre o Google e autores e editores de livros.
Leia mais.

Microsoft abre processos contra "malvertisers"

A Microsoft abriu cinco processos civis nos Estados Unidos contra empresas e indivíduos promotores do chamado "malvertising".
Leia mais.

Snow Leopard vende mais rápido que Leopard, diz estudo

O Snow Leopard, mais recente sistema operacional da Apple, está vendendo mais rápido que as versões anteriores.
Leia mais.

Adiantamento do 13º deve ser feito só em emergência

Com a aproximação do fim de ano, muitas pessoas já começam a pensar nos presentes e nas festas. Um dinheiro a mais sempre é bom para realizar os desejos, mas quando ele é a antecipação do 13º salário pode ser um mau negócio.
Leia mais.

Conteúdo extra de "Arkham Asylum" também sai para PC


O conteúdo extra por download de "Batman: Arkham Asylum" sairá para todos os sistemas, confirma a Eidos.
Leia mais.

Mais realismo com "Need for Speed Shit"


Após anos de versões criticadas pela falta de variedade e inovações significantes, a franquia "Need for Speed" retorna neste segundo semestre de 2009 com grandes promessas.
Leia mais.


Hacker alerta: sistema operacional Snow Leopard, da Apple, é menos seguro que Windows 7

O especialista em segurança Charlie Miller declara que a Apple perdeu a oportunidade de preteger em definitivo o sistema operacional.
Leia mais.

Base de celulares no Brasil atinge a marca de 164,5 milhões em agosto

A base de celulares no Brasil subiu para 164,5 milhões de assinantes em agosto, crescendo 1,62% em comparação com o mês anterior, informou a Anatel.
Leia mais.

Oracle tem aumento de 4% em lucro

O lucro da Oracle, empresa norte-americana de banco de dados, cresceu 4% no primeiro trimestre fiscal em 2009, na comparação com o ano anterior.
Leia mais.

Nueva versión de Sun xVM VirtualBox


Sun xVM VirtualBox es un software de virtualización para arquitecturas x86 que fue desarrollado originalmente por la empresa alemana Innotek GmbH, pero que pasó a ser propiedad de la empresa Sun Microsystems en febrero de 2008 cuando ésta compró a Innotek.
Leer más.

5 razões para ficar com o Windows XP

Por melhor que possa ser o Windows 7, há um grupo de usuários que não vai migrar tão cedo.
A Microsoft criou um problema para si mesma com o Vista, estimulando muitos usuários a ficarem com o Windows XP. E agora, depois de mais de sete anos usando o programa, muitos ainda podem não querer migrar para o Windows 7, nova versão do sistema operacional da empresa, por melhor que ele possa ser.
Link para a notícia.

Ruby-OpenGL

Licenciado pela licença MIT, o ruby-opengl consiste de módulos de extensão Ruby que são bindings para as bibliotecas OpenGL, GLU, e GLUT.
Site do projeto.

Nokia Siemens faz primeira ligação em uma rede 4G LTE

A parceria Nokia Siemens anunciou que efetuou a primeira chamada de voz em uma rede 4G LTE.
Leia mais.

Google compra reCAPTCHA

O Google anunciou a compra do reCAPTCHA, popular serviço que fornece sistema de validação de CAPTCHA para qualquer um que queira usar em suas aplicações.
Leia mais.

How to install and configure Conky in Ubuntu

What is conky? in a few words Conky is a lightweight text-based system monitor for more info look here
Read more.

Hibernate: Composite ID

Este post mostra um exemplo de chave composta com hibernate.
Leia mais.

Carol McDonald Describes Locking and Concurrency in JPA 2.0

In her lastest Enterprise Tech Tip, Carol McDonald writes about Locking and Concurrency in Java Persistence 2.0. I’m pointing out Carol’s article in Java Today, but I’d also like to talk a bit more about what she covers here.
Read more.

Bug no Twitter altera fotos dos usuários

Quem resolveu usar o Twitter na manhã desta sexta-feira se deparou com uma mudança.
Leia mais.

Palm's Pre Smart Phone Fails to Stem Deep Losses

Palm Inc. pulled off a successful launch of its Pre smart phone, its latest quarterly results suggest, but the company's forecast raised doubts about the closely watched product's momentum.
Read more.

Artigo sobre conceitos de SWOT

Uma breve introdução do que é SWOT. Bem SWOT é uma ferramenta do planejamento estratégico que visa montar cenários de pontos fortes/fracos e oportunidades/ameaças de uma organização.
Leia mais.

O Firefox ideal

Para ter um Firefox ideal, é preciso personalizar algumas coisas. Primeiramente, o Firefox tem de ser a versão 3.5. Além disto tem de ser instalado a partir dos repositórios porque a versão oficial mantida pela Mozilla só tem suporte para 32bits.
Leia mais.

Nero Linux 4 com novos recursos e gravação em Blu-ray

A Nero, tradicional fabricante de um dos mais populares softwares de gravação de CDs e DVDs para plataforma Windows, acaba de lançar o Nero Linux 4, a mais recente versão de seu aplicativo para Linux.
Leia mais.

Portails et Portlets 2.0 pour votre architecture web

 Les Portails d’intégration et plus particulièrement les Portlets sont des briques d’architecture qui offrent des services techniques, mais qui permettent aussi à plusieurs projets de se rejoindre et de travailler ensemble. Plutôt que de parler de SOA, nous verrons que le concept de WOPA (Web Oriented Portal Architecture) est une solution d’architecture pour les applications Webs.
Lire.

Get the Most Out of Your Multicore Processor

Ooh, shiny! A new machine, and it has a Core 2 Quad processor! Everything's going to run so much faster now!
Or is it? When you have four processor cores, does that mean everything runs four times faster? Or is everything still running on the first CPU and ignoring the others? How do you find out, and how do you make the best use of that shiny new multi-core processor?
Read more.

Zenity: interface gráfica (Gtk) para seus scripts shell

 Só porque o seu script é em shell, não significa que sua interface com o usuário precisa se restringir ao modo texto no terminal. Com alternativas como o Zenity, que permite interagir com a biblioteca de diálogos do Gtk, é possível enriquecer a interface do seu script usando alertas, mensagens, entrada de texto, checklists, seletores de arquivos, calendários e mais.
Leia mais.

A odisseia das distribuições 2 - a doutrina do Arch

Depois de estabelecer uma base confortável com o Ubuntu (9.04 de 64 bits, "Jaunty Jackalope"), tive liberdade suficiente para começar para valer minhas experiências na máquina nova. O primeiro candidato, escolhido após a leitura de um bocado de opiniões e comentários dos usuários do DistroWatch, foi o Arch Linux.
Leia mais.

Gadget: Creative Zii EGG (Android Ready?!)


Não é só de Microsoft Zune HD com chips Tegra que vive o mercado. A Creative Labs (alguém se lembra deles?) também marca prensença com o Zii EGG, um handheld multitoque fortemente voltado para aplicações multimídia construído ao redor de seu próprio processador ZMS-05 (baseado em ARM) e que também roda o novo Android.
Leia mais.

Waxman Throws Support to Network Neutrality

The chairman of the House Energy and Commerce Committee agrees to co-sponsor Reps. Ed Markey and Anna Eschoo's Internet Freedom Preservation Act, claiming a network neutrality law would add clarity, consistency and predictability for broadband providers.
Read more.

IBM patenteia TV que “twitta” o que seu dono está assistindo

Do Triangle Business Journal – Essa é para aqueles que ainda dizem que não falta mais nada para ser inventado.
Leia mais.

Arquiteturas Testáveis

Um dos gaps existentes nos times de desenvolvimento de software é a distância entre a concepção e desenho da arquitetura e sua efetiva realização.
Leia mais.

Análise sobre CMM, CMMI e MPS BR

CMMI é uma evolução do CMM como mostrarei á seguir e tem caractér internacional de certificação, ao contrário do MPS BR que tem caracter nacional (Brasil).
Leia mais.

Caiu no esquecimento? Veja por que alguns profissionais recebem pouca atenção

O diretor de Recursos Humanos de uma grande empresa queixa-se de falta de motivação. Ele conta que todos os gestores da organização são convidados a participar de reuniões, com exceção dele. Como se não bastasse, o presidente costuma chamar para o almoço apenas os diretores de TI (Tecnologia da Informação), Finanças e Vendas.
Quando ele pensa que algo está errado, recebe o seguinte feedback do presidente: "O projeto estava ótimo, não tenho o que falar!".
Leia mais.

How to Create a Disaster Plan

No matter how good you are as a businessperson and manager, there will always be circumstances beyond your control that can affect your business.
Read more.

Estudo diz que Brasil se recupera da crise e avança na TI

O Brasil e o Peru foram os únicos países da América Latina que melhoraram a pontuação no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina, realizado pela everis em parceria com a IESE Business School, na Espanha.
O material também avalia o Ambiente da Sociedade da Informação (ESI), que compreende os aspectos econôm ico, Institucional, social e infraestrutura. Esses dados são referentes ao segundo trimestre de 2009, que compreende os meses de abril a junho.
Link para a notícia.

New Retirement Rules: 6 Ways to Ease Plan Costs

This is the second article in a two-part series on small business retirement. Here, we looked at the higher fees business owners and their employees can expect to pay. In this article, we discuss how to mitigate them.
Read more.

Comparison: OpenSolaris, Linux

Apart from Linux and the various BSD operating systems, there's another open source UNIX-like operating system (actually, it's a certified UNIX): OpenSolaris. There are a few key differences between Linux and OpenSolaris, and TuxRadar lists some of them so that Linux users can dive right into Solaris.
Read more.

Mobile Media Converter: mp3, wma, ogg, mpeg, flv, avi, 3gp, amr

O programa (na verdade um front-end gráfico), disponível para Windows e Linux utiliza o ffmpeg para converter arquivos de áudio e vídeo em diversos formatos, como mp3, wma, ogg, mpeg, flv e avi, incluindo ainda formatos utilizados em dispositivos móveis, como 3gp, mp4 e amr (somente áudio).
Link para a fonte. Link para o artigo.

Migrating Postgres with Bucardo 4

One of the neat tricks you can do with Bucardo is an in-place upgrade of Postgres. While it still requires application downtime, you can minimize your downtime to a very, very small window by using Bucardo.
Read more.

Google 'Releases' Chrome 3

Only a year after Google's Chrome entered the browser market, we're already hitting version 3. While Chrome 3 had been available in the developer and beta channels for a while now, the company has now released the first stable Chrome 3 version. Technically, this means Chrome 3 has been released.
Read more.

Opera Mini 5 beta per cellulari Java


Opera Software ha lanciato oggi la versione 5 beta di Opera Mini, il suo popolare browser java per telefoni cellulari. Tante le novità in questa nuove release, che permettono all’utente di avere sul proprio telefonino un’esperienza di navigazione web sempre più simile a quella offerta dai browser dei tradizionali PC. Tutto sembra nuovo, a partire dalla prima schermata di installazione che ora è a sfondo nero con barra di progresso azzurra.
Opera Mini in questa versione è cresciuto, sia in termini qualitativi che di dimensioni del file di installazione, che passa dai 100Kb a circa 500Kb.

Integrare un Logger in una classe Java

Una possibilità molto interessante quando si manipola una quantità di codice superiore alla norma è quella di integrare un logger nelle classi critiche, in modo da tracciare il comportamento del software nei punti critici. Log4J fa esattamente al caso nostro.
Continua a leggere.

Alfredlibrary - Biblioteca de Utilitários para Java

Alfred é uma biblioteca para Java que contém dezenas de classes utilitárias que faz de tudo para você. Desde uma simples formatação de CPF ao cálculo de envio de encomendas por Sedex. O que o Alfred é capaz de fazer? Muitas coisas, acredite.
Link para o site do projeto.

Não seja repetitivo, nunca comente o que o seu código faz

Urubatan faz uma discussão sobre o uso de comentários no código fonte Java.
Link para o artigo.

SQL Azure

A Microsoft disponibilizou o CTP para testes do ambiente do SQL Azure. Tem como ter o primeiro contato com o banco de dados em nuvens, basta criar um login e aguardar um retorno por email para começar a trabalhar.
Link para o artigo.

Scrum als Dienstleister

Jeff Sutherland hat mich persönlich vor etwas mehr als einem Jahr mit Scrum infiziert. Wir hatten schon seit Jahren eXtreme Programming Praktiken bei uns eingesetzt, aber Scrum war aus meiner Sicht die perfekte Ergänzung als agiles Projektmanagement Framework

Unit-Tests Teil 2: Integrationstests

Im Gegensatz zu Mocktests beschränkt sich ein Integrationstest nicht auf die JVM, sondern involviert auch Fremdsysteme wie Datenbanken, LDAPs oder Webservices. Ein Integrationstest ist auf immer gleichbleibende Testdaten im Fremdsystem angewiesen, muss aber ggf. auch den schreibenden Zugriff testen. Hier bieten sich Transaktionen an: Jede Testmethode läuft in einer eigenen Transaktion, die unabhängig vom Testergebnis immer wieder zurückgerollt wird.

Unit-Tests Teil 1: Mocks

Diese neue Artikelserie stellt Variaten von Unit-Tests vor und geht auf die jeweiligen Eigenschaften und Einsatzzwecke ein. Im ersten Teil werden Mock-Tests vorgestellt.

@EJB Dependency Injection für Struts 1.2/1.3 Action-Klassen

Auch wenn das Web-Framework Struts - gerade in den Versionen 1.x - schon etwas in die Jahre gekommen ist und mittlerweile zahlreiche Alternativen zur Verfügung stehen (JSF, Struts 2, Wicket, Stripes, GWT, Eclipse RAP...), wird es immer noch häufig eingesetzt, gerade wenn in diesem Bereich viel Entwickler-Know-How vorhanden ist.
Lesen Sie mehr.

Entrevista com Arquiteto IT – IBM

Esta é uma entrevista que Camilo Lopes fez com Juliano Martins - Arquiteto da IBM. Neste artigo são discutidos assuntos como carreira e a vida de um arquiteto.
Link para o artigo.

Coisas sobre empreendedorismo que livros não te ensinarão

A dica foi dada por Dharmesh Shah no blog On Startups.
Links para blogs que citaram: Link1, Link2.

Vale a pena ser PJ?

Durante a crise, quando as empresas procuram reduzir custos, você pode receber o seguinte xeque-mate: a companhia decidiu transformar você em PJ (Pessoa Jurídica), em oposição ao funcionário contratado em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ou seja, ela vai demiti-lo e recontratá-lo como um prestador de serviços fixo. Com isso, a empresa deixa de arcar com as despesas trabalhistas relativas a seu extinto cargo. Formalmente, você deixa de ser um funcionário e perde os direitos trabalhistas previstos por lei. Essa prática é ilegal no Brasil, mas isso não quer dizer que ela não ocorra. Mais frequente entre os graus mais baixos na hierarquia corporativa, existem inclusive executivos que são PJ. Veja o que considerar se você receber uma proposta destas e como manter a evolução profissional.
Link para o artigo.

Microsoft confirma treinamento anti-Linux para lojistas dos EUA

A Microsoft confirmou a autenticidade do treinamento contra o Linux, flagrado por um funcionário da rede de lojas BestBuy, dos Estados Unidos.
Link para a notícia.

Rússia Oficializa o "Dia do Programador"

O presidente da Federação Russa, Dmitri Medvedev, oficializou em um decreto a criação de um novo dia comemorativo de uma profissão na Rússia, o dia do programador. A data, que não conta como feriado, será celebrada todo 256º dia do ano.
Link para a notícia.

Empreendedorismo - os limites da competência!

Empreendedores que conquistaram o sucesso através das suas empresas são merecedores de todas as honras e glórias, eles criaram e conduziram o negócio, superaram as dificuldades iniciais e venceram.
Estaria tudo perfeito se o declínio de um empreendimento não se iniciasse a partir do momento no qual os gestores estiverem convictos de que descobriram a fórmula mágica do sucesso naquele negócio...
Link para o artigo.

Como Gerar Maior Comprometimento nas Reuniões de Trabalho?

Em diversos segmentos empresariais, industriais e em mercados cada vez mais dinâmicos, a celeuma e os conflitos são características naturais, pois haverá divergências de idéias, opiniões, visões, posicionamentos e histórico funcional. Prezar pela objetividade de assuntos, organização, pontualidade, produtividade...
Link para o artigo.

Marketing Sem Crise

Por que os lucros sumiram do balanço da maioria das empresas? Vivemos num mercado globalizado composto por uma concorrência acirrada e clientes a cada dia mais exigentes e difíceis de fidelizar. No âmbito interno das empresas os custos fixos e variáveis dispararam mesmo com a estabilidade econômica. A carga tributária, encargos sociais e trabalhistas são asfixiantes, e em contrapartida, temos uma enorme falta de profissionais qualificados na área de vendas, que consequentemente acarretam consideráveis custos em treinamento e o que é pior, perda de vendas.
Link para o artigo.

As 100 melhores cidades para trabalhar segundo a Você S/A

O que você prioriza na carreira hoje? Remuneração, visibilidade, desafi o ou qualidade de vida? A resposta para essas perguntas começa, muitas vezes, pela cidade em que você decide morar.
Link para o artigo.

10 Dicas para os empreendedores de primeira viagem

Esta semana o blog Thinkoutsidebr, do Enrico Cardoso, publicou uma série de dicas bem interessantes para todos aqueles que desejam abrir um negócio, ou empreender de alguma forma, mas que nunca tiveram experiências nisso.
São 10 dicas super valiosas que, com certeza, irão mudar sua visão de empreendedor e, consequentemente,  os rumos do seu  novo negócio.
Link para o artigo.

Wine: Winetricks, PlayOnLinux, CrossOver, Bordeaux e Cedega

O Winetricks é um script que automatiza a instalação de diversos componentes, que ajudam a melhorar a compatibilidade do Wine com aplicativos diversos. Embora a interface não seja muito convidativa, ele é o script de instalação de add-ons para o Wine mais ativamente desenvolvido, sendo também utilizado como backend por outros projetos, como o PlayOnLinux e o Bordeaux, que contribuem de volta com novas funções e melhorias.
Link para o artigo.

Gerenciador de Janelas para GNU/Linux LXDE

O "Lightweight X11 Desktop Environment", é um ambiente de área de trabalho extremamente rápido, ágil e poupador de energia. Ele é mantido por uma comunidade internacional de desenvolvedores e vem com uma bonita interface com o usuário, suporte a múltiplos idiomas, atalhos de teclado padrões e características adicionais, como um gerenciador de arquivos com navegação em abas. O LXDE exige menos da CPU e consome menos memória RAM. Ele é desenhado especialmente para computadores em nuvem com especificações de hardware limitadas, como netbooks, dispositivos móveis (ex.: MIDs) ou computadores antigos. O LXDE pode ser instalado em distribuições como Ubuntu ou Debian. Ele provê uma rápida interação com o desktop, conectando-se facilmente com aplicativos na nuvem. O LXDE suporta uma gama enorme de programas, que podem ser instalados localmente com os sistemas Linux. O código-fonte do LXDE está licenciado parcialmente sob os termos da Licença Pública Geral (GPL) e parcialmente sob a LGPL.
Site do Gerenciador de Janelas LXDE.

Molhando os pés com Tapestry

O que é? Tapestry é um framework Java OO para aplicações web sob o modelo MVC (Model View Controller).
Se cansou de só "ouvir falar " sobre o framework Tapestry? Se sim, então veja por si só o que o Tapestry pode fazer por você! Molhando os pés com Tapestry é um tutorial que apresenta, de uma forma clara e objetiva, informações sobre o como o framework Tapestry pode nos ajudar a criar aplicações Java para web.
Link para o artigo.

Confiram algumas novidades do JDK 7 do Java

Confira algumas novidades do JDK versão 7 nos links a seguir:
Link para a notícia em português.
Link para a notícia em inglês.

Resumo sobre Java Server Faces

JavaServer Faces é uma de especificação JEE que padroniza um framework MVC voltado para o desenvolvimento de aplicações Web. O seu surgimento foi um acontecimento natural da evolução do modelo de desenvolvimento de aplicativos web utilizando durante os últimos anos utilizando a especificação dos Servlet e JSP.
Leia mais.

Résultats de l’enquête sur l’adoption des méthodes Agiles en France

Résultats de l’enquête sur l’adoption des méthodes Agiles en France.
Lire.

Google App Engine supporte Java !

C'est la vraie bonne nouvelle de la semaine, le Google App Engine, qui jusque là ne supportait que Python, se met à Java!
Lire.

A Collection of JVM Options

This document is a compilation of all the JVM options for various versions of the JVM on primarily SPARC/Solaris Platform. The descriptions for each option are taken mostly verbatim from the reference documents.
Read.

High availability. What does it exactly mean?

Maybe like me you are used to read architecture documents that state that an application should have high availability. It’s not uncommon to read that an application should have four-nine availability (99,99%). But what does it really mean?
Read.

Acesso a Dados com JDBC e Hibernate

Uma boa série de artigos sobre acesso a dados via JDBC e Hibernate (com Annotations).
Acessando dados com Java: 1º parte - Simples Dao
Acessando Dados com Java: Parte 2 - Prevendo problemas
Acessando Dados com Java: Parte 3 - Hibernate Annotations

OpenCL4Java: Build high-performance OpenCL code with Java (and stay calm)

OpenCL is a new technology that lets programmers write small programs (» kernels» ) that will be executed in a massively parallel way on modern graphic card processors (GPUs).
Read.

The best way to enumerated directed acyclic graphs

Here is a tricky problem for the algorithmically oriented people to ponder about: "enumerate all directed acyclic graphs (DAGs) of a given size n".
Click here to read more.

Apaches zumbis: Descoberta botnet formada por servidores web com Linux

Segundo o Vivalinux com ar, um pesquisador russo descobriu um conjunto de servidores Linux (com distribuições variadas) comprometidos e convertidos em uma botnet para distribuir malware a navegantes desprevenidos usando Windows.
Link para a notícia.

Governo envia projeto que taxa poupança acima de R$ 50 mil nesta semana

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que o governo deverá enviar ao Congresso Nacional ainda nesta semana o projeto que taxa aplicações acima de R$ 50 mil na caderneta de poupança.
Link para a notícia.